segunda-feira, 15 de abril de 2013

Estrela, estrela variável e variável cefeida:

Estrela:


Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada. A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos. 

Estrela Variável: 

Estrela variável é uma estrela cuja luminosidade varia em uma escala de tempo menor que 100 anos. Enquanto a maior parte das estrelas têm luminosidade praticamente constante, como o nosso Sol, que não apresenta praticamente nenhuma variação mensurável (em torno de 0,1% em um ciclo de 11 anos). A luminosidade de certas estrelas varia de maneira perceptível em períodos de tempo muito mais curtos.


Variável Cefeida:

Uma cefeida é uma estrela gigante ou supergigante amarela, de 4 a 15 vezes mais massiva que o Sol e de 100 a 30 000 vezes mais brilhante, cuja luminosidade varia de 0,1 a 2 magnitudes segundo um  bem definido, compreendido entre 1 e 100 dias, de onde ela tira seu nome de estrela variável.

Referências bibliográficas: 

pt.wikipedia.org/wiki/Estrela 
pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_vari%C3%A1vel 
pt.wikipedia.org/wiki/Cefeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário